O azeite virgem extra filtrado ou não filtrado é melhor?

A filtragem é uma parte opcional do processo de produção do azeite, sendo normalmente efectuada de forma a não alterar as propriedades do azeite natural. A única razão pela qual é feita é para eliminar pequenas partículas e humidade que o azeite possa ter após o processo de elaboração. Não afecta a qualidade do azeite nem faz com que perca as suas propriedades, o que pode fazer é alterar ligeiramente o sabor do azeite. Assim, não existe uma grande diferença entre o azeite virgem extra filtrado e o não filtrado, mas existem algumas pequenas diferenças.

O azeite virgem extra filtrado ou não filtrado é melhor?

Uma das diferenças entre um azeite virgem extra filtrado e um não filtrado é que este tem um sabor mais suave do que o azeite não filtrado, que tem um sabor mais intenso. Também é verdade que se vêem muito mais azeites filtrados nos supermercados e que as pessoas tendem a comprar azeites filtrados, pois têm um aspeto mais brilhante e mais limpo. No fim de contas, a maior parte do que o consumidor médio come tem de ser apelativo à vista e ter bom aspeto. Outra vantagem do azeite virgem extra filtrado é que tende a ter uma vida mais longa na garrafa, pois mantém os seus atributos durante mais tempo, ao contrário do azeite não filtrado, porque as suas impurezas podem causar fermentações que deterioram a qualidade do produto de forma acelerada. E quando se prova o azeite virgem extra não filtrado, quando está na boca dá uma sensação de sujidade.

Portanto, o que sempre se disse, que o azeite virgem extra não filtrado é melhor porque nada é alterado e é 100% natural, é um mito, é falso. Como já viu, existem pequenas diferenças entre o azeite filtrado e o não filtrado, depende do gosto do consumidor. Mas, normalmente, acabará por gostar mais de um azeite virgem extra filtrado devido ao seu sabor suave e também porque dura mais tempo.

O azeite virgem extra filtrado ou não filtrado é melhor?

Uma das diferenças entre o azeite virgem extra filtrado e o azeite virgem extra não filtrado é o facto de este ter um sabor mais suave do que o azeite não filtrado.

Mas o azeite virgem extra não filtrado não é apenas pior do que o azeite filtrado, tem também algumas vantagens em relação a este. Por exemplo, o azeite virgem extra não filtrado tem mais polifenóis do que o filtrado, o que é bom, uma vez que se trata de um antioxidante que é frequentemente desejado na dieta diária das pessoas. Além disso, devido ao facto de conter pequenas quantidades de água, possui polifenóis polares e não polares. E a cor verde turva faz com que o consumidor tenha a certeza de que se trata de um azeite fresco e que foi produzido no último lote de azeitonas, uma vez que este azeite não costuma durar muito tempo.

Depois disto, podemos dizer com segurança que é indiferente escolher azeite virgem extra filtrado ou não filtrado, porque ambos são praticamente iguais. Depende mais da utilização que lhe vai dar e, se já experimentou os dois, escolha o que mais lhe agrada sem ter de ser guiado por ninguém, pois têm os mesmos benefícios para a saúde, filtrado ou não filtrado.

As nossas redes:

Outros artigos